O volume “Brincar para construir mundos Perspectivas e experiências entre Itália e Brasil para a Educação Infantil” aborda algumas questões centrais no que diz respeito à brincadeira infantil de uma perspectiva educacional: qual é a natureza da brincadeira e sua fronteira com o que não é brincadeira? Até que ponto é uma conduta humana universal e/ou determinada culturalmente e que significado tem para a vida das crianças? Quais são as dimensões e tensões evolutivas que o atravessam e como se pode e se deve concretizar a relação entre o brincar e a educação? Como caracterizar as experiências e os contextos educativos da infância para se relacionar positivamente com ela? Essas questões são abordadas nos diversos ensaios, entrelaçando os níveis teórico e prático e desenvolvendo um diálogo intercultural entre Itália e Brasil. A primeira parte do volume apresenta contribuições de estudiosos italianos e brasileiros que abordam e discutem algumas das perspectivas teóricas mais significativas sobre o significado da atividade lúdica infantil; a segunda parte apresenta experiências educacionais italianas e brasileiras que, de formas diferentes, mas igualmente significativas, focam a valorização do brincar em estreita sintonia com as reflexões teóricas apresentadas na primeira parte e que mobilizam entre muitos autoras/es, principalmente, Bateson; Bruner; Ferreira; Steiner; Vigotski; Elkonin; Bodrova.
SAVIO, Donatella; MORO, Catarina (Org.). Brincar para construir mundos Perspectivas e experiências entre Itália e Brasil para a Educação Infantil. 1ªed. Curtiiba: Editora UFPR, 2023, 252p