Livros

SAVIO, Donatella; MORO, Catarina (Org.). Giocare per costruire mondi. Prospettive e esperienze per l’educazione infantile, tra Italia e Brasile. 1ªed.Milão: FrancoAngeli, 2019, 222p.

ALESSI, Viviane Maria; GARANHANI, Marynelma Camargo. Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês. Curitiba: Ed. UFPR, 2019, 142 p.

GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, César Augusto (orgs). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória, ES: EDUFES, 2018. Disponível em: http://edufes.ufes.br

COUTINHO, Angela Scalabrin. Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015, 154p.

SOUZA, Gizele; MORO, Catarina; COUTINHO, Angela Scalabrin (orgs.). Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015, 206p.

ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. Curitiba: PUCPRess, 2015, 352p.

COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli; WIGGERS, Verena (orgs.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013, 372p.

ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo (Org.). A sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013, 350p.

BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Tradução: Luiz Ernani Fritoli. Revisão Técnica: Catarina Moro e Gizele de Souza. Curitiba: Editora UFPR, 2013.

CIPOLLONE, Laura (org.). Instrumentos e indicadores para avaliar a creche: um percurso de análise de qualidade. Tradução de Luiz Ernani Fritoli. Revisão Técnica: Catarina Moro e Gizele de Souza. Curitiba: Ed. Ufpr, 2014. 231p.

FRANÇA, Franciele Ferreira; SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso de; SACRAMENTO, Cristina Carla. História da Educação, Infância e Cultura Material: os estudos produzidos pelos grupos de pesquisa da UDESC, UFPR, UNICAMP. Florianópolis: UDESC, 2015.

CASTRO, César Augusto (org.). Cultura Material Escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e RS, 1870-1925). São Luís do Maranhão: Edufma/Café&Lápis, 2011.

ALESSI, Viviane Maria. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis na perspectiva do círculo de Bakhtin. Editora: UFPR, 2014.

SOUZA, Gizele de. GT 07 Educação da Criança de 0 a 6 Anos – ANPED: 40 anos de história, pesquisa e luta. NEPIE/UFPR, 2021.

SAVIO, Donatella; MORO, Catarina (Org.). Brincar para construir mundos Perspectivas e experiências entre Itália e Brasil para a Educação Infantil. 1ªed. Curtiiba: Editora UFPR, 2023, 252p.

Capítulos de Livros

COUTINHO, Angela S. . A ação social dos bebês a partir da teoria compreensiva de Max Weber. In: TEBET, Gabriela (org.). Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 49-63. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/loja/estudos-de-bebes-e-dialogos-com-a-sociologia-gabriela-tebet-organizadora/

COUTINHO, ÂNGELA SCALABRIN. A educação em creche: políticas e práticas pedagógicas. In: Cassiana Magalhães; Nadia Mara Eidt. (Org.). Apropriações teóricas e suas implicações na educação infantil. 1ed. Curitiba: CVR, 2019, v. 1, p. 123-136.

COUTINHO, Angela Scalabrin. Consentimento e assentimento. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. (Org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. 1ed.Rio de Janeiro: ANPED, 2019, v. 1, p. 62-65. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios

COUTINHO, Angela Scalabrin. A formação continuada das supervisoras da educação infantil: em pauta as especificidades da área. In: João Paulo Pooli; Lucimar Dias Rosa; Valeria Milena Rohrich Ferreira. (Org.). Coordenação pedagógica: a formação e os desafios da prática nas escolas. 1ed. Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 31-41. 

COUTINHO, ÂNGELA SCALABRIN. Leitura dialogada: As relações sociais dos bebês na creche: diálogos teóricometodológicos. In: Carvalho, Levindo Diniz; Neves, Vanessa Ferraz Almeida Neves. (Org.). Infâncias, crianças e educação: discussões contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2018, v. 1, p. 139-144. 

COUTINHO, Angela Scalabrin. Por uma educação infantil de qualidade. In: Aliandra Cristina Mesomo Lira; Jane Maria de Abreu Drewinski. (Org.). Infância e Educação Infantil: políticas e práticas. 1ªed.Guarapuava: Editora da Unicentro, 2017, v. , p. 9-18. 

COUTINHO, Angela Scalabrin; LESSA, J. S. . Da avaliação de um curso de especialização em docência na educação infantil à avaliação de uma política nacional de formação continuada. In: Débora Cristina de Sampaio Peixe; Regina Ingrid Bragagnolo; Soraya Franzoni Conde. (Org.). Desafios e perspectivas da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina. 1ªed.Florianópolis: NUP, 2016, v. , p. 51-76.

COUTINHO, Angela Scalabrin. A pesquisa interpretativa com crianças bem pequenas. In: Romilda Teodora Ens; Marynelma Camargo Garanhani. (Org.). Pesquisa com crianças e formação de professores. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2015 , p. 183-202. 

COUTINHO, Angela Scalabrin. Os bebês na creche: a ação social do ponto de vista do ator. In: Débora Cristina de Sampaio Peixe; Thaisa Neiverth. (Org.). Creches Catarinenses: experiências de formação e práticas pedagógicas. 1ed .Florianópolis: Núcleo de Publicações, 2014, v. , p. 67-94. 

COUTINHO, Angela Scalabrin; SCHMITT, R. V. . Qual o currículo para bebês? In: Marlene Oliveira dos Santos; Maria Izabel Souza Ribeiro. (Org.). Educação Infantil: os desafios estão postos e o que estamos fazendo?. 1ªed.Salvador: Sooffset, 2014, v. , p. 209-230. 

COUTINHO, Angela Scalabrin; ARROYO, M. G. ; SILVA, Maurício R. da . O corpo dos bebês como lugar do verbo. In: Miguel G Arroyo; Maurício Roberto da Silva. (Org.). Corpo Infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2012, v. , p. 240-258. 

MORO, Catarina; VIEIRA, D. M. Re-des-construindo o trabalho com a linguagem na Educação Infantil, com base na avaliação de contexto. In: Caroline Braga Michel; Gabriela Medeiros Nogueira; Suzane da Rocha Vieira Gonçalves. (Org.). Práticas educativas em espaços escolares e não-escolares: compartilhando experiências. 1aed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 89-112.

MORO, Catarina; BALDEZ, E. E onde vês, eu não vislumbro razão – Homens, infância e Educação Infantil em interlocução. In: MORO, Catarina; BALDEZ, Etienne. (Org.). EnLacEs no debate sobre Infância e Educação Infantil. 1ª ed. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2020, v. , p. 21-36. Disponível em: https://bityli.com/Fpn6J

MORO, Catarina; JARDIM, J. Il gioco come realzione sociale con il mondo: le teorie di El´Konin e Ferreira. In: Donatella Savio, Catarina Moro. (Org.). Giocare per costruire mondi. Prospettive e esperienze per l’educazione infantile, tra Italia e Brasile. 1ªed.Milão: FrancoAngeli, 2019, v. , p. 40-56. 

MORO, Catarina; VIEIRA, D. M. Uma Educação Infantil sonhada, esperançada. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele Marques. (Org.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019, v. 1, p. 5-15. Disponível em: https://cutt.ly/Dd4cGMf

MORO, Catarina; ANDRADE, C. ; BALDEZ, E. . Portfólio da criança: articulação entre formação inicial e formação continuada em serviço. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele Marques. (Org.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019, v. 1, p. 115-140. Disponível em: https://cutt.ly/Dd4cGMf

MORO, Catarina; BERTOLETTI, A. A arte e a criança: uma discussão teórico-prática para a Educação Infantil com ênfase nas artes visuais. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele Marques. (Org.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019, v. 1, p. 235-250. Disponível em: https://cutt.ly/Dd4cGMf

MORO, CATARINA. Avaliação em Educação Infantil: desafios, transformações, perspectivas. In: Catarina Moro; Gizele de Souza. (Org.). Educação infantil: construção de sentidos e formação. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2018, v. 1, p. 111-125. Disponível em: https://bit.ly/2VWHEoG

MORO, Catarina; SOUZA, G. . A Educação Infantil segue agregando pessoas, construindo sentidos. In: Catarina Moro; Gizele de Souza. (Org.). Educação infantil: construção de sentidos e formação. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2018, v. 1, p. 11-17. Disponível em: https://bit.ly/2VWHEoG

MORO, CATARINA; VIEIRA, D. M. . Como podemos apresentar a literatura no cotidiano dos grupos de bebês?. In: Catarina Moro; Gizele de Souza. (Org.). Educação infantil: construção de sentidos e formação. 1ed.Curitiba: NEPIE/UFPR, 2018, v. 1, p. 178-199. Disponível em: https://bit.ly/2VWHEoG

MORO, Catarina. Avaliação em Educação Infantil: sobre refletir acerca de identidades. In: FORTKAMP, Eloisa H. T.; FULGRAFF, Jodete B. G; WIGGERS, Verena. (Org.). Educação Infantil: alguns aspectos que constituem o debate. 1ed.Tubarão: Copiart, 2017, v. , p. 69-98. 

MORO, Catarina. Reflexões sobre a avaliação das crianças na Educação Infantil: escutas, olhares, registros atentos. In: Canciam, Viviane Ache; Gallina, Simone Freitas da Silva; Weschenfelder, Noeli. (Org.). Pedagogias das infâncias: crianças e docências na educação infantil. 1ed.Santa Maria: UFSM/MEC, 2016, v. , p. 341-349. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/2310 

MORO, Catarina. Cenários avaliativos ‘na e ‘da’ Educação Infantil. In: Giareta, Paulo Fioravante. (Org.). Avaliação ‘da’ e ‘na’ Educação Infantil: significando conceitos e práticas. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2015, v. , p. 61-86. 

COUTINHO, A. M. S.; MORO, Catarina ; SOUZA, G. . A Pesquisa em Rede: marcas do percurso acerca da avaliação de contexto em Educação Infantil. Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1ed. Curitiba: Appris, 2015, v. , p. 51-71. 

MORO, Catarina; COUTINHO, A. M. S. Discutindo Qualidade em Educação Infantil: considerações sobre a potencialidade de instrumentos avaliativos e da metodologia formativa e participativa. Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1ed. Curitiba: Appris, 2015, v. , p. 73-109. 

MORO, Catarina; OLIVEIRA, Z. M. R.  Avaliação e Educação Infantil: Crianças e serviços em foco. In: Maria Luiza Rodrigues Flores; Simone Santos de Albuquerque. (Org.). Implementação do PROINFANCIA no Rio Grande do Sul perspectivas políticas e pedagógicas. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2014, v. , p. 141-158. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/126959 

MORO, Catarina; SOUZA, Gizele de. O desafio da formação continuada em educação infantil: discutindo o curso de atualização da UFPR. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo. (Org.). Sociologia da Infância: e a formação de professores 1ed. Curitiba: Champagnat, 2013, v. , p. 199-224. 

MORO, Catarina. Infância e Educação Infantil. In: MORO, Catarina; AMARAL, Arleandra C. T. do; CASAGRANDE, Roseli CC. de B.; CHULEK, Viviane. (Org.). Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental Saberes E Práticas. 1ed.Curitiba: SEED/PR, 2012, v. , p. 9-21. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/educacaoinfantil_anosiniciais.pdf 

MORO, Catarina; SOUZA, Gizele de. Trabalho Docente na Educação Infantil no Paraná: particularidades, armadilhas e expectativas. In: AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. (Org.). Trabalho Docente na Educação Básica no Paraná. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. , p. 34-52.

RIVERO, Andréa Simões ; COUTINHO, Angela Scalabrin ; BATISTA, Rosa . A prática pedagógica na educação infantil e as produções simbólicas das crianças. In: Carla K. Vasques; Maria Sirlene Schlichmann; Rosânia Campos. (Org.). Educação e infância: múltiplos olhares, outras leituras. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2009, v. , p. 81-96. 

SOUZA, G. ; COUTINHO, A. M. S. ; MORO, Catarina . Base Nacional Comum Curricular: a Educação Infantil existe e insiste. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva; Constantina Xavier Filha. (Org.). Conhecimentos em Disputa na Base Nacional Comum Curricular. 1ªed.Campo Grande: Editora Oeste, 2019, v. , p. 89-106. 

SOUZA, G.; MORO, Catarina. Apresentando os fios da pesquisa nas tramas do Projeto de Avaliação de Contexto em Educação Infantil. In: SOUZA, G.; MORO, C.; COUTINHO, A.M.S.. (Org.). Formação da Rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. 1ed.Curitiba: Appris, 2015, v. , p. 13-20. 

VIEIRA, D. M.; MORO, Catarina. Observar para escutar e compreender as crianças? Outro modo de pensar a avaliação da criança na educação infantil. In: Magalhães, Cassiana; Eidt, Nadia Mara. (Org.). Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil. 1ed. Curitiba: CRV, 2019, v. , p. 201-216. 

GARANHANI, Marynelma Camargo; PAULA, Déborah Helenise Lemes de Paula. Notas sobre a educação do corpo da criança em movimento. In: GONÇALVES, Jean Carlos; GARANHANI, Marynelma Camargo; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Linguagem, Corpo e Estética na Educação. São Paulo: Hucitec, 2020, p.85-95.

PAULA Rubian Mara; GARANHANI, Marynelma Camargo. Educação Infantil: análise de currículos para educação de crianças pequenas no contexto dos documentos oficiais e normativos. In: POISSON (org.) Séria Educar – Reflexões. Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. 42, p. 20-35.

NADOLNY, Lorena de Fátima; GARANHANI, Marynelma Camargo. Ser professor(a) de criança pequena: as dimensões da docência na Educação Infantil. In: Jacques de Lima Ferreira (org.). Formação de professores em diferentes níveis e modalidades de educação e ensino. Curitiba: Apris, 2017, p. 49-70.

GARANHANI, Marynelma Camargo. Brincadeiras no espaço institucional da Educação Infantil: em discussão os espaços da natureza. In: Daiana Camargo; Cristiane W. de Santa Clara (org.). Educar a criança no século XXI: outro olhar, novas possibilidades. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 178-197.

GARANHANI, Marynelma Camargo. A docência na Educação Infantil. In Gisele de Souza (org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010, p. 187-200.

GARANHANI, Marynelma Camargo. A Educação Física na Educação Infantil: uma proposta em construção. In: Nelson Figueiredo de Andrade Filho; Omar Schneider (org.). Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento e especificidade. São Paulo: Editora UFS, 2008, p. 123-142.
GARANHANI, Marynelma Camargo; BUTENAS, Eliane A. Trojan. O movimento do corpo e a alfabetização infantil. In: Valéria Ferreira (org.). Infância e linguagem: práticas docentes. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007, p. 65-74.