E-book – A Teia das Coisas: cultura material escolar e pesquisa em rede

Este livro é fruto do trabalho cooperativo, da amizade e da interlocução intelectual entre grupos de pesquisa do Brasil em torno do tema da História da Educação e da Cultura Material Escolar. Coordenado pelos professores Gizele de Souza, Andréa Cordeiro e Marcus Levy Bencostta e, financiado pela PRPPG – UFPR, o projeto intitula-se Grupos de Pesquisa e Experiências sobre Cultura Material Escolar, e reúne pesquisadores de todas as regiões do Brasil: norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste (UFPR, UDESC, UFSC, UNICAMP, UFPel, UNB, UFMA, UFAC, IFC).

Seguindo a proposta de trabalho em rede, apresentaremos aqui, materializadas pela escrita, ações e produções desenvolvidas no seio de grupos de pesquisa de referência no Brasil, fortalecendo a rede de pesquisadores e universidades em torno do tema da cultura material escolar e empreendendo o instigante e restaurador propósito de seguirmos juntos e juntas produzindo conhecimento e buscando sentido em meio às contingências dos turbulentos anos de 2020 e 2021. Boa leitura!