CORDEIRO, Andréa Bezerra. Luz e Caminho aos Pequenos: os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos saberes sobre a infância (1916 a 1922). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38203
COUTINHO, Angela M. S. As ações sociais dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Universidade do Minho, UMINHO, Portugal, 2010. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11336/1/tese.pdf
COUTINHO, Angela M. S. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83136
MORO, Catarina. Ensino Fundamental de 9 anos: o que dizem as professoras do 1o ano. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, 2009. Orientadora: Tania Stoltz. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/18617
MORO, Catarina. Infância e Educação Infantil Pública: concepções maternas. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e da Adolescência) – Universidade Federal do Paraná, 2002. Orientadora: Paula Gomide.
GARANHANI, Marynelma Camargo. Concepções e práticas pedagógicas de educadoras da pequena infância: os saberes sobre o movimento corporal da criança. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Marli André
GARANHANI, Marynelma Camargo. A educação motora no currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: José Alberto Pedra.
SOUZA, Gizele de. Instrução, o talher para o banquete da civilização: cultura escolar dos
jardins de infância e grupos escolares no Paraná, 1900-1929. Tese (Doutorado em História,
Política, Sociedade) – PUCSP, São Paulo, 2004.
TESES:
2021
CAMARGO, Michaela. As experiências sociocorporais na educação da criança: um estudo sobre meditação na escola. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72599
2020
OESTREICH, Marlise. A atuação do Banco Interamericano de Desenvolvimento na rede municipal de ensino de Florianópolis: implicações para a qualidade na educação infantil. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coorientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216558
RODRIGUES, Andreia. O bebê participa? Contributos a partir da Sociologia da Infância. 2020. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Universidade do Minho. Coorientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70649?mode=full
CAMARGO, Gisele Brandelero. A travessia da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem as crianças?. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/66490
2019
FRANÇA, Franciele Ferreira. Um inventário de saberes, um repertório de fazeres: modos e práticas do ofício de ensinar na escola primária durante a segunda metade do século XIX (1856-1892). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/62609
2018
SPRÉA, Nélio. A proibição das brincadeiras. Um estudo sobre a experiência lúdica infantil na escola. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56182
TONIETTO, Marcos Rafael. Práticas pedagógicas de professores da Educação Física Escola com crianças pequenas: um estudo com egressos da Universidade Federal do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56245
2017
CASTAGNA, Vittoria. DOUTORADO SANDUÍCHE (Università degli Studi di Palermo/IT) Autoavaliação formativa de professoras de educação infantil para uma educação de gênero. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Università degli Studi di Palermo. Coorientadora: Gizele de Souza.
MANTAGUTE, Elisângela Iargas Iuzviak. “Não ficarão mais ao deus dará: já existem as Creches!” História da educação infantil em creches públicas de Curitiba: entre normas e práticas – 1977 a 2003. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/47712
ALESSI, Viviane. As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do Círculo de Bakthin com Henri Wallon. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/47345
2016
SOBRINHO, Maria Evanilde Barbosa. “A Escola é a Forja da Civilização”: constituição histórica da obrigatoriedade escolar no Território do Acre, nas décadas de 1920 a 1940. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=17944&idprograma=40001016001P0&anobase=2016&idtc=1283
SILVEIRA, Giane Lucélia Grotti. História da Assistência à Infância Pobre em Rio Branco/Acre: instituições, sujeitos e ações na década de 1940. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43140
BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. Por terra, por água, pela leitura: as conexões dos responsáveis pela inspeção e instrução no Paraná (1854-1890). 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/48003
NADOLNY, Lorena de Fatima. Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de educação física: análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43254
VIEIRA, Daniele Marques. Imagens da experiência educativa de professores da Educação Infantil no espaço-ambiente do Proinfância. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43794
2015
CORDEIRO, Andréa Bezerra. Luz e Caminho aos Pequenos: os primeiros Congressos Americanos da Criança e a pan-americanização dos saberes sobre a infância (1916 a 1922). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/38203
SILVA, Joseane de Fátima Machado da. “Cumpra-se e Arquive-se!” Histórias da educação de meninos e meninas desvalidos no Estado do Paraná (1940-1969). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55182
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pais e filhos na Província do Paraná: uma história da educação da criança pela família. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/37921
DISSERTAÇÕES:
2022
MOREIRA, Luana Elizabeth. O financiamento público para a creche pública: um caminho para a redução das desigualdades sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
OLIVEIRA, Letícia Cardoso de. Saberes infantis construídos em tempos de distanciamento social: narrativas de crianças participantes de práticas online de judô. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2021
VELOSO, Roberta Regina Chaves. A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no município de Piraquara – PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
ANDRADE, Aldia Mielnizki de. Branquitude na creche: relações educativo-pedagógicas com crianças de zero a três anos em uma instituição educacional de Curitiba – PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
LUNARDON, Aline Maria. O movimento na educação de crianças pequenas: análise de documentos do site oficial do Ministério da Educação para a Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
SANTOS, Emanuelle Sartori dos. Os riscos corporais ao brincar: o que dizem crianças da Educação Infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2020
RICORDI, Jéssica da Costa. AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESPAÇO DA “GRANDE ESCOLA”: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE – PR, 2020. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina Moro. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=58716&idprograma=40001016001P0&anobase=2020&idtc=1600
RODRIGUES, Ana Julia Lucht. Materialidade(s) e os bebês: um estudo sobre suas ações e a construção do espaço da creche. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69901?show=full
SILVA, Mariana Veríssimo da. A qualidade da educação das crianças de zero a três anos: um estudo a partir das concepções das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69212?show=full
ALLGAYER, Rochele. As Exposições e Eventos nas Conferências Nacionais de Educação: um repertório pedagógico para se dar a ver (1927 – 1956). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67267
CASTRO, Fátima Branco Godinho de. Ritos e Artefatos escolares: as exposições das escolas primárias do Paraná – 1912 a 1927. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/70037
GARCIA, Gecia Aline. Itinerário Moveleiro: o provimento material escolar para a instrução primária paranaense – anos finais do século XX e início do século XX. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/66806
2019
BIJEGA, Graciele Lehnen. A participação das crianças e as desigualdades em um contexto de Educação Infantil do Campo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=58619&idprograma=40001016001P0&anobase=2019&idtc=1448
SESIUK, Patrícia. Oferta e acesso à creche pública em Curitiba: a construção da desigualdade social. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=58600&idprograma=40001016001P0&anobase=2019&idtc=1455
RAMOS, Wallace Kassio de Lima. O Professor Homem na educação de crianças pequenas: o que falam estagiárias da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani
SALSAMENDI, Daniela Sanches. A PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=58607&idprograma=40001016001P0&anobase=2019&idtc=1444
SUOTA, Camila. A função do Professor de Educação Física na Educação Infantil: um estudo com pesquisadores egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
BARTSCH, Juliana Calixto. A criança aprende através da literatura: materialidades e representações de infância na Coleção O Mundo da Criança. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/74853
2015
CAMARGO, Michaela. O encantamento pela docência na Educação Infantil: um estudo com acadêmicos de Educação Física do PIBID/CAPES-UFPR (2012-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
PAULA, Déborah Helenise Lemes de Paula. Práticas avaliativas no trabalho educativo do movimento: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
PAULA, Rubian Mara de. O currículo da Educação Infantil de municípios do Paraná-Brasil: análise de documentos da educação de crianças pequenas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2014
CHAGAS, Marilene Elza das. Mobilidade e autonomia na infância: um estudo sociológico a partir das experiências das crianças nos espaços/itinerários entre casa/Núcleo de Educação Infantil/casa. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) – Universidade do Minho. Coorientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/31375
FRANÇA, Franciele Ferreira. A arte de ensinar: os meandros do ofício de mestre de primeiras letras na Província do Paraná (1857-1884). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35536
2013
LEITE, Elisangela Christiane de Pinheiro. O professor em ação dramática na Educação Infantil: um estudo com professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
SOUZA, Adriana Teles de. Do Drama ao Jogo: a compreensão de docentes da pequena infância sobre o Jogo Dramático. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2012
MONTEIRO, Tatiane Lopes. A comunicação da criança sobre suas aprendizagens na pedagogia de projetos: em foco o corpo em movimento. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2011
BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. Uma teia de ações no processo de organização da inspeção do ensino no Paraná (1854-1883). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29788?show=full
STAZEK, Marcia Maria. Entre as memórias e os arquivos: a infância nas práticas do Instituto de Assistência ao Menor no Paraná (1962-1974). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
BERWANGER, Fabíola. Os saberes do movimento do corpo na Educação Infantil: o contexto da formação de professores nas Licenciaturas em Pedagogia de Curitiba-Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26404
2010
GIACOMITI, Alessandra. Em meio a Arquivos e Memórias, o Projeto Araucária: da proposta curricular a formação dos profissionais da educação infantil em Curitiba (1985-1992). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/33786
MARTINS, Rita de Cássia. Organização do espaço na Educação Infantil: o que nos contam as crianças?. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24301/Rita%20de%20Cassia%20Martins.pdf?sequence=1&isAllowed=y
SPRÉA, Nélio Eduardo. A invenção das brincadeiras: um estudo sobre a produção das culturas infantis nos recreios de escolas em Curitiba. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/25024
NADOLNY, Lorena de Fátima. Estratégias de formação continuada para professores da Educação Infantil: em foco os saberes do movimento. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/24180
2009
HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira. Escolarização da Infância Catarinense: a normatização do ensino público primário (1910-1935). 2009. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/19420
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Uma trama na história: a criança no processo de escolarização nas últimas décadas do período imperial – Lapa, província do Paraná (1866-1886). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
BOTELHO, Jordana Stella. Jardins de Infância Paranaenses: do Programa de Experiências de 1950 ao Regimento e Planejamento de Atividades de 1963. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27882?show=full
SILVA, Joseane de Fátima Machado da. Abrigar o corpo, cuidar do espírito e educar para o trabalho: ações do estado do Paraná à infância do “Abrigo Provisório para Menores Abandonados” ao “Educandário Santa Felicidade”. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/21823
TONIETTO, Marcos Rafael. A relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/20695
PALHANO, Nathália Crescêncio. Amanhã é dia de brinquedo! A fala de educadoras da criança bem pequena sobre o brinquedo na rotina dos CMEIs de Curitiba. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marynelma Camargo Garanhani. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/20669
2008
MANTAGUTE, Elisângela Iargas Iuzviak. Educar a Infância: estudo sobre as primeiras creches públicas da rede municipal de educação de Curitiba (1977-1986). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/20261
CORDOVA, Tania. O novo compõe com o velho: o lugar do grupo escolar no cenário do ensino público primário na cidade de Lages (1904-1928). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/18755
TCC
2021
PAULA, Bárbara Ferreira de; MOTTA, Gabriele Lisboa Ramires. Aprendizagem das artes manuais por meio das mídias sociais: possibilidades para a educação não escolar feminina durante a pandemia da Covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
SELZLER, Heloisa Sbrissia. Trabalhos Manuais no currículo da pedagogia Waldorf: analisando sentidos a partir de narrativas visuais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
KULIK, Eduarda. Bonecas negras, representatividade e infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
ELIAS, Agnes Tarcília. A oferta e o acesso à creche no município de Campo Largo – PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
MAGALHÃES, Evelin Caroline dos Santos. A ética do cuidado na Educação Infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
LOURENÇO, Fernanda dos Santos; JESUS, Franciane Santos de. Acesso e qualidade em Educação Infantil: um estudo bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – UFPR. Orientador: Catarina de Souza Moro.
GARCIA, Gecia Aline. Ao Correr da Pena: um estudo sobre a instalação material da escola primária paranaense (1854-1857). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
ALVES, Eduarda. Circulação e apropriação das experiências educativas italianas em instituições particulares de educação infantil, em Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
ARAÚJO, Ana Luísa Manfredini. A luz que atravessou a fenda: uma reflexão iconológica das representações de infância e educação em fotografias de escolas japonesas de Londrina, na década de 30. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
PEREIRA, Leandro Santos. Abordagens da brincadeira nos Cadernos de Formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2009 – 2021). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2020
LOURENÇO, Fernanda dos Santos; JESUS, Franciane Santos de. Acesso e qualidade em Educação Infantil: um estudo bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – UFPR. Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em:
CARVALHO, Guilherme Kewin; GARCIA, Talia Antunes. O Impacto de um Projeto Social no Desenvolvimento Cidadão de Crianças e Jovens. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
CEZNE, Natália Provesi. Estratégias Oficiais de Enfrentamento à Pandemia de 2020 na Escola Pública no Estado do Paraná e no Município de Curitiba (Março à Setembro de 2020). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
OLIVEIRA, Lucas Henrique de. O estado da arte sobre os jogos eletrônicos nas revistas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
VIOLA, Karen Nicoli. Brincadeiras arriscadas em festas de aniversários infantis: a compreensão de pais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
SIQUEIRA, Rafael Luis Legarrea de. O esporte na Educação Infantil: análise do documento Caderno Pedagógico Movimento da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
RIBEIRO, Careime Andretta. O campo de experiências corpo, gestos e movimentos na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil: uma análise das versões documentais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2019
CARDOSO, Karina Modrow. Políticas de expansão para o atendimento na Rede Municipal de Educação de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DTE80dXA1UDFYdmpFNFF3UzdsQjdqQXBxa05v/view?resourcekey=0-wVJILbKTsFiWu64a4tShmQ
COCHINSKI, Jessica Bonato. A relação entre a criança e a natureza na Educação Infantil: criação de um instrumento de avaliação de contexto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DY1hxRlVxZXhCUEVnRDd5bTlSdUVWM09uaU1N/view?resourcekey=0-ApQUBzLmgE6Q8Qln79C_5w
SOUZA, Suelen Simões Gazzotto de. Educação de trânsito e mobilidade urbana: atuação pedagógica não escolar, ação social e cidadã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
IRENEU, Ana Caroline. Participação dos bebês e das crianças bem pequenas no contexto da creche. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
CARDOSO, Karina Modrow. Políticas de expansão para o atendimento em Rede Municipal de Educação de Curitiba. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
BUENO, Fernanda Canova; CAETANO, Mayara Marquito. Autonomia e autocuidado na pedagogia Montessori: Repercussões atuais na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
VILELA, Letícia. Ovide Decroly e a Educação da Infância: um inventário na imprensa brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
RODRIGUES, Bruno Rossi. “Facilitar aos pobresinhos o material indispensável para que possam eles receber os benefícios inapreciáveis da instrução”: a constituição das Caixas Escolares no Paraná (1892-1928). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
SOUZA, Rafaella Riesemberg de. Associação Montessori do Brasil – Seção Paranã: circulação e debates nos jornais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
TAMASHIRO, Guilherme. O olhar de crianças pequenas para o futebo/futsal: análise de uma proposta de BABYFOOT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
HENRIQUE, Matheus Felipe Rodrigues. Os estudos do recreio na Educação Física Escolar: uma análise da produção nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (2005-2017). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
JUNIOR, Álvaro Alves de Almeida. O xadrez nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: o que as crianças falam sobre as aulas de xadrez lúdico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
DIAS, Dhulyane Alberti. As aulas de um estágio supervisionado da Licenciatura em Educação Física da UFPR: quais sentidos atribuem crianças de uma escola pública?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
BARROS, Hermano Tollendal Castilho de. A prática de meditação pelos acadêmicos de Educação Física na UFPR: interesses e motivos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
IRINEU, Ana Caroline. Participação dos bebês e das crianças bem pequenas no contexto da creche. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DeVotSGZHekZFVDQ3bkVNcEE5S01oQWYwSHNN/view?resourcekey=0-iDxcoK2wl6M9i8wkd0sTkg
SCHMIDT, Andréia; ANDRADE, Karina Eufrasio. A importância da Literatura e da Contação de Histórias na Educação Infantil: sobre a tematização ou não da morte e gênero no cotidiano pedagógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DcmNnekxIWmdKTmFzSDBaVU1pajg1X01EMkQw/view?resourcekey=0-RbuuAW82pI5-VtBQcbV3gg
SILVA, Alan Felipe da; VARGAS, Mariana. Formação continuada em contexto na Educação Infantil: atuação da pedagoga; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em:
2018
BUENO, Fernanda Canova; CAETANO, Mayara Marquito. Autonomia e autocuidado na pedagogia Montessori: Repercussões atuais na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DSENVSUJHbjluN0liVmV4d1FydkYxY3l4T0k0/view?resourcekey=0-xCos0lAxGeQgMsIlB5h-fg
PEREIRA, Ana Paula da Silva; SILVA, Gabrielle Cristine da. Cinema e Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
FARIAS, Manoela de; BORBA, Michele Cristina. A influência da Mídia na construção da identidade de gênero em crianças do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
SILVA, Alan Felipe da; VARGAS, Mariana. Formação continuada em contexto na Educação Infantil: atuação da pedagoga. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
GREBOGI, Valéria. A criança no 1º ano do Ensino Fundamental: aspectos da transição. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
ANJOS, Aline Luize dos. O parquinho na Educação Infantil: o que falam as crianças de uma escola particular de Curitiba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
RAMOS, Wallace Kassio de Lima. Professor homem na Educação Infantil: estado da arte sobre estudos realizados no período de 2005 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
NAGAO, Hadiji Yuri. Concepções de consciência corporal nos Cadernos de Formação da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2009-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
ROCHA, Muriel Morais da. A capoeira no contexto escolar: uma experiência construída no PIBID/CAPES-UFPR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
SCHNEIDER, Tâmisa. O PIBID/CAPES na formação de acadêmicos(as) da Licenciatura em Educação Física da UFPR: o que apresentam suas narrativas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani. KNAUTH, Laisa Aparecida. Os espaços externos na Educação Infantil do Município de Contenda-Paraná: o que falam os professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani
CILENTO, CAMILA DIAS DA CRUZ; FELIX, TATIANE DE OLIVEIRA. ANÁLISE DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PINHAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DOVZqYzFQZzZFcDBhRTI3M3hldllkcjFpa1pV/view?resourcekey=0-7fe2yQ49xl7Wq17izuONEg
CRUZ, Ana Beatriz Chiste. A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DeFVhRGNMSDk4cW9HVG1WMWtoeWM1dkIteEt3/view?resourcekey=0-GSZkFFX2h3oNTv3lvO6awg
GREBOGI, Valéria. A criança no 1º ano do Ensino Fundamental: aspectos da transição; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DeExIeXJRMktLY29yX3ZKUWotbF9fU0w5WjFv/view?resourcekey=0-owWRUNdhY0E09r2CX0yZUg
TEIXEIRA, GISLAINE DE FATIMA; KROEKER, PATRÍCIA DAIANE. CRITÉRIOS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO LARGO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DOXpkUk1CWXFyQnh6SWF4dERZOVlScTRUaTV3/view?resourcekey=0–yHvOjQ9AZS8Zgmf1p0zbA
2017
DALLEDONE, GIOVANNA CASTRO. AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER-LÓCZY PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA OS BEBÊS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DT2gteVFkQ3RFbVEtaEoxS0dYWTdfMk1LNENv/view?resourcekey=0-P8KSx2znwP75vj2IccRcrw
LANDIM, Elaine Oliveira; CRISTO, Jessika Thamires de. Avaliação da criança na Educação Infantil como acompanhamento do trabalho pedagógico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DcTE4LUh5X05RTjNPdENFaVk5RVlFWmktM1dB/view?resourcekey=0-nfgYWqurKgDmAjwbcFvwOA
LANGFELDT, CAMILA CALDEIRA. ENTRE A DESIGUALDADE E A EXCLUSÃO SOCIAL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DZXY3ZUpaNnNjNUVlenQ2Vkk0ZXFiYzNkOUNB/view?resourcekey=0-vgLVfgc_WJMF9D_KLlN9PQ
MELKO, Tatyanne. Outro modo de discutir a importância do brincar na Educação Infantil: a avaliação de suas condições de oferta; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DUHM5Qk5hakZrZjhNV3N2MTVuZnE2ZFo5ZHhZ/view?resourcekey=0-068u6xBvQSYGPJhhhAysiw
PINHO, Gabriela Gouveia; IORI, Naiara Kalinke. A promoção da autonomia nas práticas com bebês de 0 a 3 anos nas creches; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DYjRLOXNhcjFlOFplUkRqdVplV25qSTNseE93/view?resourcekey=0-EtqwNZtuHzAcCtIpyVIRKQ
SILVA, Fernanda C. da Silva; CORRÊA, Jéssica Larissa P. A observação sensível: vivências na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1DUFdpcXFIbE54ZkxXUWlHYm14ajNHaXdCa25R/view?resourcekey=0-Y-d0Zm7Mp8ZO3n33huotJA
SILVA, Mariana Veríssimo. As alternativas que as famílias encontram diante da falta de vaga em creches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B3pIPIL_V-1Dejd3cVluOGI4UG52SmdLX2xENS1fVG1yUVFv/view?resourcekey=0-exV8_P82HqJlHd0rPMupPQ
HORTELÃ, Amanda Braga. Brincar como cultura infantil: o lúdico no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 3º ano 5º ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
BARBOSA, Camila do Socorro Farias; ANHAIA, Daniela Fernanda. A tecnologia no processo de letramento: o uso do computador e dos jogos digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
LANGFELDT, Camila Caldeira. Entre a desigualdade e a exclusão social: o que dizem as crianças sobre a escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
DALLEDONE, Giovanna Castro. As contribuições da abordagem Pikler-Lóczy para a constituição de uma pedagogia para os bebês. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
SILVA, Mariana Veríssimo da. As alternativas que as famílias encontram diante da falta de vaga em creches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
PINHO, Gabriela Gouveia; IORI, Naiara Kalinke. A promoção da autonomia nas práticas com bebês de 0 a 3 anos nas creches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
SILVA, Fernanda C. da; CORRÊA, Jéssica Larissa P.. A observação sensível: vivências na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
MELKO, Tatyanne. Outro modo de discutir a importância do brincar na Educação Infantil: a avaliação de suas condições de oferta. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
LANDIM, Elaine Oliveira; CRISTO, Jessika Thamires de. Avaliação da criança na Educação Infantil como acompanhamento do trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
FERNANDES, Laura Castanha; GOMES, Taíza Beatriz Skrepetz. Relações entre adultos e crianças em educação infantil na Rede Municipal de Educação de Curitiba: percepções e encaminhamentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
VIANNA, Pedro Maçaneiro. Análise das aulas de surf para a Educação Infantil da Educação Física Escola do Colégio Positivo de Curitiba-Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
CARDOSO, Gabriela Resende. Experiências formativas relatadas pelos formandos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
FARIAS, Hananda. O recreio dirigido no Ensino Fundamental de uma escola particular de Curitiba-Paraná: o que dizem as crianças?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2016
ANDRADE, Cybele Aparecida Batista. Portfólio como instrumento nos processos avaliativos: Apontamentos de uma pesquisa-ação em uma unidade de Educação infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIWkxsM3NhVE9CTkU/view?resourcekey=0-J_NeQkDyOTOTzl4nOM0AFA
BARINI, Fernanda Zaratin. Gestão democrática na Educação Infantil: um estudo sobre a visão de uma comunidade acerca do papel da gestão de um centro municipal de Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
CARNEIRO, Mariane Antunes Alves. Formação inicial de professores na Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os documentos atuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
SABEI, Evana Gabrielli. A importância do brincar: o espaço e o tempo para o desenvolvimento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
SOUZA, Amanda Patrícia de; BART, Nathália Cristina. O olhar das crianças de um CMEI de Curitiba sobre os cantos de atividades diversificadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
SIQUEIRA, Mariana Alves de Andrade; FRANÇA, Milena Thaíse de. Cantos de atividades diversificadas: um estudo a partir da organização do espaço de um Centro Municipal de Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
FERREIRA, Maria Rita; PADILHA, Vanessa Raisel. Cantos de atividades diversificadas sob a perspectiva de crianças de 3 a 4 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
CHARELLO, Suzane; SOUZA, Mayara Geisiely Ramos. A organização dos espaços na educação infantil: as crianças, os cantos de atividades diversificadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
ANDRADE, Cybele Aparecida Batista de. Portfólio como instrumento nos processos avaliativos: apontamentos de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
SELL, Michele. “Escola Maternal Nice Braga”: uma cidade mirim no Paraná – notas históricas (1964-1991). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
CHARELLO, Suzane; SOUZA, Mayara Geisiely Ramos. A organização dos espaços na educação infantil: as crianças, os cantos de atividades diversificadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIZ2pacEdTZkh2R2s/view?resourcekey=0-WE9WcJGOiZie3DEJARZulg
FERREIRA, Maria Rita; PADILHA, Vanessa Raisel. Cantos de atividades diversificadas sob a perspectiva de crianças de 3 a 4 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhITW5fNG9DbDJWWE0/view?resourcekey=0-lcvxDSnJgllt01GbjShHLA
SIQUEIRA, Mariana Alves de Andrade; FRANÇA, Milena Thaíse de. Cantos de atividades diversificadas: um estudo a partir da organização do espaço de um Centro Municipal de Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhITW5fNG9DbDJWWE0/view?resourcekey=0-lcvxDSnJgllt01GbjShHLA
SOUZA, Amanda Patrícia de; BART, Nathália Cristina. O olhar das crianças de um CMEI de Curitiba sobre os cantos de atividades diversificadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIelNFbnhFN1M5czg/view?resourcekey=0-t3xkN9KRPnFlsnj-wiVZrw
2015
BIJEGA, Graciele Lehnen. Rabiscos? O desenho da criança como caminho de ressignificações possíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIb1pmejRXZHhrcm8/view?resourcekey=0-GnuAOgH-cY52FaV7Mg-AOw
MONTEIRO, Janaína de Aguiar; RODRIGUES, Jéssica. ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE DE CURITIBA PARA A VIVÊNCIA DA INFÂNCIA: DESVENDANDO POTENCIALIDADES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIVW5ILWhiZEpCTU0/view?resourcekey=0-HNDQjERmdvtItrJ2htUUqQ
SOUZA, Brenda Cristina de; SOUZA, Bruna de. Cuidar e educar: uma abordagem teórica e empírica a respeito da Educação Infantil e a formação dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Andréa Bezerra Cordeiro.
MONTEIRO, Janaína de Aguiar; RODRIGUES, Jéssica. Espaços públicos e de vivências da infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
BIJEGA, Graciele Lehnen. Rabiscos? O desenho da criança como caminho de ressignificações possíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
RODRIGUES, Ana Júlia Lucht. ‘Bridging The Gap: construindo pontes entre a Conferênccia da Casa Branca de Proteção e Saúde da Criança (1930), o Children’s Bureau e o Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Gizele de Souza.
GREIN, Francieli Monteiro. A Relação Família e Educação Infantil: bibliografia e perspectivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Gizele de Souza.
2014
ASSIS, Lucia Buss de; SANTOS, Rafaela Batista dos. A documentação como prática reflexiva na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIM0RMaUMzMDJNMWM/view?resourcekey=0-gC6dpBPpOyXoyx-s8-PImA
FIGUEIREDO, Luiza Hundt Figueiredo. A brincadeira e o cuidado na educação de crianças de 0 a 3 anos na pedagogia Waldorf. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIdk4wd2c2ekotVXc/view?resourcekey=0-LkaQNMBBsOWK8WDEx5my9g
GALANTE, Damaris Stefanie. Maria Montessori e o conceito de liberdade na educação de crianças de 3 a 6 anos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIMUNhcHE1QnoxY2c/view?resourcekey=0-nYf0GyssRI1NhaZDyScGKA
MASS, Jaqueline; GOLINELLI, Maas e Juliane Rembis Costa. FUNÇÕES E AÇÕES DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA: O OLHAR DE UM CMEI E UM CEI DA REGIONAL CAJURU; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIZXN3aGhQajFHU2s/view?resourcekey=0-yEMvzPemVX4iRYT2370Tsg
OSS, Giovana Fraron. A CRIANÇA PEQUENA ENQUANTO ATOR SOCIAL: UM OLHAR SOBRE A AUTONOMIA, O MOVIMENTO E O SENTIMENTO DE SEGURANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIOGNBbnlTSTRwaHM/view?resourcekey=0-rSLDzASHtt8a7k6FDTx_ZQ
PONCZEK, Bruna Janniffer. AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS: OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS NO BRASIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhId3d2eTNIcU1ZbFE/view?resourcekey=0-7VOX54WIC9pgCk7WCYNzrQ
TEIXEIRA, Patrícia Rodrigues; GAYA, Tatiana Figueroa Martin. A GENTE FAZ MUITAS COISAS AQUI?: O QUE AS CRIANÇAS FALAM SOBRE O ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIUk5xV0dlcmtxejg/view?resourcekey=0-2urncRiUmw88NlOzTSS7JA
FIGUEIREDO, Luiza Hundt. A brincadeira e o cuidado na educação de crianças de 0 a 3 anos na pedagogia Waldorf. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
ZUGE, Adriane Aparecida Ribeiro. Os desafios do direito à educação para crianças de 0 a 3 anos: implicações da lei nº 12.796 de obrigatoriedade dos 4 aos 7 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
ASSIS, Lucia Buss de; SANTOS, Rafaela Batista dos. Documentação pedagógica e práticas docentes e discentes: ações indissociáveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
OSS, Giovana Fraron. A criança pequena enquanto ator social: um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
PONCZEK, Bruna Janniffer. Avaliação das crianças: os instrumentos avaliativos na Educação Infantil nas publicações acadêmicas no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
GALANTE, Damaris Stefanie Hamm. Maria Montessori e o conceito de liberdade na educação de crianças de 3 a 6 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
TEIXEIRA, Patricia Rodrigues; GAYA, Tatiana Figueroa Martin. “A gente faz muitas coisas aqui”: o que as crianças falam sobre o espaço na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
MAAS, Jaqueline; GOLINELLI, Juliane Rembis Costa. Funções e ações do pedagogo na Educação Infantil no município de Curitiba: o olhar de um CMEI e um CEI da regional Cajuru. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
VASQUE, Fernando. A dimensão afetiva no processo de formação de professores de Educação Física na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
TULESKI, Álvaro Cesar. O movimento do corpo infantil no documento Brinquedo e Brincadeira de Creche do Ministério da Educação do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2013
AMARIZ, Francesca Maranho; KOVALSKI, Julian. BRINCAR PARA QUÊ? AS IMPLICAÇÕES DA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE A BRINCADEIRA. 2013 Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIOURwMnpia2xTLWc/view?resourcekey=0-blfQwjqAxJEdPD5sIqTlgQ
TRINDADE, Andressa Ferreira da; SIQUEIRA, Elisangela Antunes. ERA UMA VEZ… A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UM CMEI DO MUNICÍPIO DE PINHAIS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná; Orientador: Catarina de Souza Moro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIS1l4b3o5SjI3OXM/view?resourcekey=0-_6eIMnJr2KzB–z0YYiVWg
ZUGE, Adriane Aparecida Ribeiro. Os desafios do direito à educação para crianças de 0 a 3 anos: implicações da lei nº 12.796 de obrigatoriedade dos 4 aos 7 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Ângela Maria Scalabrin Coutinho. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bzs3uTGDWGhIbFY1dzJVaDloTWM/view?resourcekey=0-0GqqKTU53P7wRdBjUIJv_A
TEIXEIRA, Joseli Maria; SIQUEIRA, Vanuza Piaz Correia de. O papel do brinquedo na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
VAZ, Erica Luana de Lara. Jogos e brincadeiras tradicionais na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
MAIA, Andreia K.; MACHOWSKI, Claudia S.; LINGOSKI, Dorotéia K.. O lúdico a partir do olhar das profissionais da educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
EVANGELISTA, Adriana da C.; MARTINS, Izabel; SANTIAGO, Maquerly. O lugar da brincadeira na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
LIMA, Jéssica Ferreira de. A educação de crianças de 0 a 3 anos: indicativos para a docência a partir da produção do GT7 da ANPED entre 1993 e 2003. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Angela Maria Scalabrin Coutinho.
TRINDADE, Andressa Ferreira da; SIQUEIRA, Elisangela Antunes. Era uma vez… A leitura e a contação de histórias em um CMEI do município de Pinhais com crianças de 3 a 5 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Catarina de Souza Moro.
AMARIZ, Francesca Maranho; KOVALSKI, Juliana. Brincar para quê? As implicações da brincadeira de faz-de-conta na Educação Infantil e o papel do professor frente a brincadeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Catarina de Souza Moro.
PEREIRA, Elizabeth Aparecida. Significados e apropriação do recreio escolar: estudo com crianças de uma escola municipal de Curitiba-Paraná. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
EICHBLATT, Pricila. Facilidades e dificuldades no primeiro ano do Ensino Fundamental: o que falam as crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
SILVA, Thais Regina Cordeiro da. A Dança na Educação Infantil: análise de estudos da Educação Física que abordam propostas pedagógicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
JESUS, Viviane Denise de. O uso dos espaços externos de um CMEI de Curitiba/Paraná: diálogos com as crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2012
SANTOS, Aryanne Lell dos. A organização dos espaços na Educação Infantil: análise das orientações nos documentos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
LUZ, Vanise Vieira da. O brinquedo na Educação Infantil: a compreensão de educadoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
FERREIRA, Suellen Karoline. A compreensão de professoras da Educação Infantil sobre o que o brinquedo oportuniza a criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
KAPP, Jacqueline Cristine. A compreensão dos professores de Educação Física sobre as atividades esportivas extra-curriculares na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
MENDES, Bianca Santos. Meditação na Infância: o que dizem as crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
BATISTA, Willian Fernando. Os elementos do esporte na Educação Infantil: a análise de propostas de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
WILLE, Katryne Eduarda Lissa. Professores de Educação Física nos Centros Municipais de Educação Infantil: a compreensão das coordenações pedagógicas em torno de uma experiência de estágio docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
IORI, Naiara Kalinke. O brinquedo na Educação Física das turmas de pré-escola inseridas no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
RODRIGUES, Michele Caroline da Silva. A concepção de criança nas produções acadêmicas sobre a Educação Física na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2010
DADALT, Rodrigo Ângelo. As culturas da infância na Capoeira: o que falam as crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
ASSUNÇÃO, Carolina Sara de. O Projeto EDUCAMOVIMENTO: saberes e práticas na Educação Infantil – Licenciar/UFPR na formação de professores de Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
LEONÇO, Marinele do Rocio. Avaliação na Educação Física de crianças pequenas: o que contam os/as professores/as de Educação Física do 1 ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
AZEVEDO, Paola Caroline Silva. Saberes e práticas da Educação Física Infantil presentes na Revista Educação Physica (1932-1945). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
PAOLONI, Lorena Lourdes. As atividades aquáticas na educação da criança pequena: análise de estudos do I e II Congresso Brasileiro de Natação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2009
PIETRO, Ticiane de Farias. O parque como ambiente de aprendizagem para o movimento: concepções de profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Curitiba-Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. Utilização dos espaços de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba-Paraná: um olhar para as práticas de movimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
BERTÉ, Rafaela. A sucata como brinquedo nos CMEI’s de Curitiba: um recurso para oportunizar o movimento à criança pequena. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
NICHEL, Milena. Propostas de Educação Física para a Educação Infantil: análise de estudos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2008
FERREIRA, Euclides Roberto. O Xadrez na Educação Infantil: um estudo com professores de educação física da rede municipal de ensino de Curitiba – Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
MONTEIRO, Willian Ercolano. O movimento na abordagem educacional de Educação Infantil de Reggio Emília. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2007
FERREIRA, Anderson Junior. Os espaços de aprendizagem de Centros Municipais de Educação Infantil do Município de Campina Grande do Sul – Paraná. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
MORESCHI, João Paulo Heidgger. A inserção da Educação Infantil na Educação Física da Rede Municipal de Curitiba: a compreensão de professores de Educação Física iniciantes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
FOCHESSATO, Andressa. A Educação Física na formação inicial de professores e professoras da criança pequena. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
MAFRA, Marco Antonio Barbosa. O movimento no documento “Diretrizes Curriculares para a educação municipal de Curitiba – Educação Infantil”. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani
2006
BONFIM, Kelly Paganardi. O movimento na organização dos espaços na Educação Infantil: análise de estudos da educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marynelma Camargo Garanhani.
MACHADO, Luís Alberto Marques. As brincadeiras populares na cultura infantil: uma conversa com crianças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
PALHANO, Nathália Crescência. Características e especificidades de brinquedos presentes nos CMEIs de Curitiba – Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2005
BRAGANÇA, Junoeli Cristina Reis de. Contribuições dos saberes do Yoga para a docência em Educação Física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
RIBAS, Anna Júlia. O parquinho como ambiente de aprendizagem da Educação Física na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
VOLINO, Damaris Castro Rosa. Os espaços da Educação Física em Instituições de Educação Infantil de Curitiba-Paraná: uma conversa com professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
2004
MIRANDA, Vanessa Priscila. O movimento corporal da criança de 3 a 6 anos: uma leitura dos estudos de Wallon. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
LUZ, Karla Cristina Gregório da. As atividades rítmicas na Educação Infantil: uma conversa com professores de Cursos de Licenciatura em Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
1999
ZIRHUT, Fernanda. O brinquedo no ambiente escolar. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
LIZ, Jeanine Hamann de. Os movimentos corporais proporcionados pela Educação Física no âmbito da Educação Infantil. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
1998
ETZEL, Fabiana Marissa. A ginástica rítmica desportiva no contexto escolar infantil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
TROJAN, Eliane Aparecida. A educação física no currículo básico da rede municipal de ensino de Curitiba: um caminho de compreensão. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
1996
LESCZESZEN, Janete. O jogo no desenvolvimento infantil. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.
1994
BUTEWICZ, Vera Adriana. A educação física no ensino pré-escolar como meio de sociabilização: uma proposta metodológica. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná. Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani.